O Palhaço

E ai galera,

Vou falar sobre um filme nacional, que foi pré-selecionado para lista de indicados para melhor filme estrangeiro, do Oscar.

Filme dirigido, atuado e escrito por Selton Mello (Meu Nome Não é Johnny, O Código Tarantino) e estrelado por Álamo Facó (Apenas o Fim), Jorge Loredo (Zé Bonitinho), a jovem Larissa Manoela, Moacyr Franco, Paulo José (O Homem que Copiava, JK), Thogun (Tropa de Elite, 2 Coelhos) e Tonico Pereira (Assalto ao Banco Central).

A história é sobre a dupla de palhaços, Pangaré e Puro Sangue, vivida por Benjamin (Selton Mello) e Valdemar (Paulo José), que são donos do Circo Esperança, um circo que viaja o interior do Brasil, porém Benjamin vive um drama interno, pois ele não sabe se está feliz no papel que faz. Benjamin sabe que faz as pessoas sorrirem, porém não consegue sorrir, não está confortável com a vida que leva.

Gostei bastante do tema, pois mostra as dificuldades vividas nos circos. Não sei se as pessoas tinham uma idéia de como o circo vive, antes de assistir ao filme, mas o mesmo nos dá uma visão bem clara dessa realidade, sem nenhum exagero (não só da dificuldade passada no circo, mas como também vive o interior do Brasil).

O filme teve uma ótima fotografia, grandes atuações de Selton Mello, Larissa Manoela e principalmente de Paulo José, porém não acredito que o filme seja selecionado entre os melhores para ser indicado ao Oscar. Claro que vamos torcer, por ser um filme nacional, porém comparado aos filmes do ano passado, como Le Gamin au Vélo (O Garoto da Bicicleta), Jin Ling Shi San Chai (Flores do Oriente) e Jodaeiye Nader az Simin (A Separação), o filme ficou num nível um pouco inferior.

O filme eu recomendo, como falei antes, pelas grandes atuações e talvez a melhor fotografia que tivemos de filmes nacionais. Esse filme será muito importante pra essa evolução cinematográfica brasileira, ainda mais sendo indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro, então, pra quem é cinéfilo, nem preciso comentar que recomendo, né?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s