Mockingjay (A Esperança)

E ai galera,

Tivemos um post sobre o filme The Hunger Games (Jogos Vorazes), tivemos sobre o livro Catching Fire (Em Chamas) e agora vem sobre o último livro da trilogia, Mockingjay (A Esperança). Se você quiser ver os posts anteriores, sobre a trilogia, os links estão no final do post.

O livro foi dividido em 3 partes, a primeira parte é chamado de As Cinzas, a segunda parte é chamado de O Assalto e a terceira parte é chamada de A Assassina. Irei falar sobre as três partes abaixo.

 1ª Parte: As Cinzas

Essa parte é a mais boring do livro. O nome é referência a atual situação que se encontra o Distrito 12, que foi deixado em Cinzas pela Capital. Depois do ato de rebelião, o Distrito 12 foi incendiado pela Capital, causando na morte de boa parte da população. Até podemos ter outra interpretação para o nome do Ato 1, que é a escolha da Katniss em ser o Tordo na Revolução, até porque nessa decisão, a garota em chamas, que estava apagada, volta das cinzas.

Então, temos o 12 destruído, e outros Distritos também, conseguimos ver melhor o Distrito 13, que se manteve firme durando o exílio, mas se mostra sendo bem rígido e tomando medidas como a Capital, então seria ela um novo mal que futuramente iria agir como a Capital?

Mesmo Kat vendo algumas semelhanças no jeito de agir da Capital, ela prefere virar o Tordo e lutar contra a Capital, pois sabe que é a maior ameaça atualmente e começa a gravar alguns Pontoprops (propagandas) para ser divulgado nos Distritos, para motivar na rebelião contra a Capital.

Esse primeiro Ato teve dois momentos marcantes, um que foi quando Kat vai ao distrito 8, visitar no hospital os feridos e acaba vendo o mesmo sendo bombardeado por um aerodeslizador da Capital. Ela vê pessoas inocentes morrendo, e é o que mais a motiva de derrubar a Capital, porém são cenas como essas que são usadas como prontoprop, usando um sensacionalismo para conquistar o povo.

Outra cena marcante foi o final da parte 1, quando em uma entrevista, Peeta avisa de um ataque ao Distrito 13 e em seguida é arrastado e espancado.

Essa parte foi bastante cansativa de se ler, e foi o final dela que me motivou a começar a devorar o livro, pois o segundo ato é bom e o terceiro é muito bom.

2ª Parte: O Assalto

A parte 2 começa com um ataque em massa da Capital sobre o Distrito 13, que os fazem se refugiar para o subsolo. Peeta foi bastante importante, pois graças a ele, o povo conseguiu se refugiar e evitar o ataque massivo da Capital, porém rendeu conseqüências nele.

Vimos as conseqüências após o resgate que foi feito pelo Distrito 13, tirando principalmente Peeta e Anne das mãos da Capital. Peeta volta afetado por torturas, a base de venenos de teleguiadas. Peeta não reconhece Katniss como a garota em que ele foi apaixonado, e sim uma bestante usada pela Capital para matar a todos. Essa forma de tortura e de lavagem é chamada de Telessequestro.

Depois do choque com a situação do Peeta, vimos uma dominação quase total do Distrito 13, faltando apenas a Capital e o Distrito 2, que é a principal base, então é pra lá a missão para dominação. Lá vimos o plano de Gale de prender os Pacificadores e trabalhadores nas minas na montanha, falando que os inocentes seriam como sacrifícios necessários. Ok, é um jeito bem duro de pensar, mas numa guerra, ou você joga com as armas que tem ou você perde a guerra e será bem pior, então não adianta ser bonzinho, e é com esse pensamento bem militar, que começo a curtir o Gale e o Beetee. Outro personagem que começa a aparecer bastante é o Finnick, que eu já curtia.

O bom do livro, é que a Katniss mesmo sendo principal, ela fica no limite em diversas situações, inclusive tiro levou, por ser boazinha demais.

Depois do tiro, Katniss consegue se recuperar e se inscreve, junto com Johanna, para o esquadrão que vai invadir a Capital. Após muito treino, Kat consegue ser selecionada, porém Peeta também é, o que é um risco, pois está afetado e quer matá-la, o que mostra que a presidente do Distrito 13, Coin, não a quer viva. Com isso se encerra o Ato 2.

 3ª Parte: A Assassina

Melhor parte do livro, cada capitulo me fez querer ler mais e cada capítulo foi uma surpresa. Tivemos a invasão a Capital, em que foi bastante chocante, pois tivemos morte de Finnick, de Castor, muitos inocentes sendo mortos pelos rebeldes e depois de muitas perseguições, tivemos a morte de Prim e a quase morte de Kat. Conseguimos notar o desgaste de Katniss em tudo que ela participou, que se tornou uma pessoa afetada, e tudo piora quando descobre que o que causou a morte de Prim, foi o Distrito 13, com seu aerodeslizador, bombardeando os inocentes e próprios habitantes do Distrito.

As partes chocantes começam desde então, não da morte da Prim, que isso foi meio que esperado, mas serviu pra colocar fogo na história (nem foi uma piada). As cenas chocantes começam com Katniss aprovando os Jogos Vorazes com habitantes da Capital, o que já me fez deixou O_O. Depois ela matando Coin, que também me surpreendeu bastante. Acredito que ela queria mesmo um Jogos Vorazes com a Capital, e só matou Coin pela morte de Prim (pois algumas pessoas acham que ela matou por causa da nova edição dos Jogos) e mostra Kat ficando bastante louca por tudo, inclusive seu vício por morfináceo.

Sobre o final, os últimos capítulos, não curti nenhum pouco, achei que Suzanne Collins quis terminar logo a história e correu demais, deixando explicações em aberto, como por exemplo, Gale simplesmente foi trabalhar no Distrito 2 e pronto, a paixão deles morreu? A mãe dela também está em outro Distrito e foda-se se a filha ta morrendo, na merda foda, dependendo de outras pessoas pra comer. Curti o Buttercup ser lembrado.

Katniss casa com Peeta, tem dois filhos e acaba assim, tudo muito rápido, sem explicar muita coisa.

Acabou que esse post foi um resumo do livro, eu gostei bastante do livro, ou melhor, da trilogia, mesmo sendo um livro meio teen, tem vários conceitos legais, apesar de que esse terceiro livro é um pouco mais pesado pra ser algo teen. Vale a pena a trilogia, recomendo demais.

 Considerações finais:

Não sei é só eu que faço a comparação do Distrito 12 com a cidade que Lawrance vive em Winter’s Bone, sei lá, por ser um local pobre também, mesma atriz.

Como o filme será em 2 partes, provavelmente a primeira parte irá acabar quando Peeta é resgatado e ao ver Katniss, a ataca. Tenho quase certeza que será essa cena,

Matéria sobre o filme The Hunter Games (Jogos Vorazes)

Matéria sobre o livro Catching Fire (Em Chamas):

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s