Frankenweenie

E ai galera,

Falar sobre um filme do meu diretor favorito, Tim Burton, que está concorrendo ao Globo de Ouro de melhor animação. Antes que comecem a me chamarem de maluco, etc., como falei, MEU diretor FAVORITO, não o acho o melhor, apenas é meu favorito.

FRANKENWEENIE-Logo

Pra quem ainda não sabe, a animação foi baseada em um curta-metragem feito por Tim Burton, em 1984, chamado Frankenweenie. O curta conta a história de Viktor, que mora com seus pais e tem um cão, chamado Sparky. Certo dia seu cão morre e Viktor utilizando técnicas que aprendeu nas aulas de ciência, consegue trazer seu cão a vida. O curta pode ser encontrado nos extras do DVD o Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas) e acredito que virá nos extras do DVD Frankenweenie.

Eu curto esse estilo que o Tim Burton coloca no filme, esse lado ’noir’, o que faz ser único, e o filme não foi diferente. Já começa com ele sendo preto e branco, o que já me empolgou. Como animação, não tenho o que reclamar, e talvez se eu não tivesse visto o curta, eu até teria curtido mais do que eu curti, porém eu vi alguns pontos negativos que me desagradaram.

05FRANKEN_SPAN-articleLarge

Eu entendo que o Tim Burton tinha que fazer algo mais criativo, maior, pois o longa teria uma hora a mais do que o curta teve, então a história precisaria de barrigas, e um roteiro mais detalhado. O problema, é que ele foi bastante modificado, incluiu coisas desnecessárias, onde poderia ter focado em outras. Como eu disse antes, o longa pode ter sido melhor pra quem não assistiu o curta, mas quem assistiu, é certo que viu com outros olhos, e pode ter se decepcionado em alguns fatores no roteiro.

frankenweenie01

~ ZONA DE SPOILER ~

A história do filme estava até indo bem, mesmo com alguns pontos negativos, como o Viktor do filme ser anti social, pois no curta ele tinha amigos, tanto que estavam na casa dele vendo o filme, quando Sparky morreu.

Eu gostei deles focarem nas aulas de ciências, dessa mudança do professor, de não ser tão macabro, quanto é no curta e ser mais cientista (destaque pra indireta ao mundo, rs, sobre ciência, que hoje em dia as pessoas não se interessam por ela, não se questionam, não perguntam, isso não serve só pra ciência, mas pra tudo). Porém a história se perdeu quando começaram a surgir monstros. Sparky já era um monstro, aos olhos da mente fechada da cidade, então não precisava fazer dessa forma. Sim, ficou mais impressionante, ainda mais para o público infantil que foi o público alvo, mas infelizmente isso foge os padrões do Tim Burton, que é buscar apenas aquele público alvo para ganhar dinheiro, pois em seus filmes anteriores, ele criou o seu próprio público alvo, ignorando o fato de a animação ser só para o público infantil. Achei o filme bom, não é de se admirar que esteja disputando o Globo de Ouro de melhor animação, mas poderia ser seguido mais a historia original, não precisava desses super monstros, e Tim Burton tem colhão pra fazer algo foda sem precisar apelar. Acredito que os fãs das obras de Tim Burton e em especial do curta, iriam gostar mais sem essas grandes modificações.

FRANKENWEENIE

Deixe um comentário

